Arquivo

Nosso Planeta não está à Venda


A questão ambiental vem sendo amplamente discutida no Brasil e no mundo. Mas quando está na hora de tomar decisões importantes quase nada é feito. A última grande conferência mundial que aconteceu em Copenhague em dezembro do ano passado, mostrou mais uma vez, que questões tão importantes como o "Aquecimento Global" vem sendo deixadas em segundo plano. A conferência foi um fracasso e foi concluída com um acordo sem legitimidade nem unanimidade. Mais uma vez o futuro do planeta foi ignorado. E os egoístas que dizem simplesmente "eu não vou estar mais vivo mesmo!" é bom pensar bem , porque os efeitos do Aquecimento Global já podem ser sentidos hoje. Sem mencionar nos outros problemas ambientais, como a poluíção e o desperdício da água, o desmatamento, a não-reciclagem do lixo, dentre outros.


Para aos céticos, efeitos do Aquecimento Global no Brasil HOJE:

  1. Descontrole climático na Amazônia em 2005, secas extremas seqguidas de verdadeiros "dilúvios"
  2. Estiagem no sul, causada devido a redução da umidade da Amazônia. "Na safra 2004/2005, agricultores gaúchos enfrentaram a maior estiagem dos últimos 50 anos."
  3. Desertificação na Caatinga. "As mudanças climáticas já ameaçam o regime dos rios amazônicos,Mais de 31 milhões de brasileiros vivem em áreas sujeitas à desertificação, em 1,3 milhão de km²."
  4. A seca de 2006 foi a pior em mais de 70 anos no estado do Paraná.
  5. Em março de 2004, o primeiro furacão já registrado no Atlântico Sul atingiu várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
  6. Na Ponta da Joatinga, no extremo da Barra da Tijuca, desaparecem 800 metros lineares de praia por ano devido às enxurradas mais intensas.
  7. Recife perdeu 2 metros de praias em apenas 10 anos.
  8. O aquecimento das águas do mar provoca, também, o branqueamento dos corais, ecossistemas que sustentam milhares de espécies da fauna marinha. Este fenômeno já é observado em escala global, e já houve casos no Brasil, no arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e na costa do litoral de São Paulo.

É necessário que os governantes tomem decisões rápidas e eficientes. Mas de nada adianta que todos nós reclamemos dos governantes e não façamos a nossa parte. Antes de reclamar se pergunte o que você tem feito pelo planeta e faça alguma coisa!


Ações simples que ajudam você a ajudar o nosso planeta:

  • Economize energia: troque as lâmpadas incadescentes por fluorescentes, evite deixar lâmpadas e eletrodomésticos ligados desnecessariamente;
  • Separe seu lixo e recicle-o, além de reduzir a quantidade de lixo vosê ainda pode contribuir com cooperativas de reciclagem da sua cidade;
  • Não desperdice água, você pode fazer isso, fechando a torneira enquanto escova os dentes ou o chuveiro quando se ensaboa, lavando carros com baldes ao invés de magueira, reutilizando a água sempre que possível;
  • Só compre móveis feitos com madeira certificada pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal);
  • Não jogue lixo nas ruas, além de poluir o meio ambiente, isso aumenta a chances de inundações por obstruir os bueiros;
  • Faça revisão no seu carro periodicamente, além de evitar a emissão exagerada de poluentes, evita acidentes;
  • Não polua as praias, muitos animais morrem sufocados com o lixo que você joga na praia- Reutiliza as sacolas plásticas;
  • Não compre roupas ou tapetes de pele de animais;
  • Leia, se informe, há sempre algo que você pode fazer!


Links interessantes:

4 comentários:

T. disse...

Mto bom R.!
adorei a abordagem serião...
Cada um pode fzr a sua parte!!!
beijoosss

Joicinha disse...

Um mundo melhor só depende da ação de cada um....

Bill Falcão disse...

A imagem do pobre urso polar segurando um minúsculo pedaço de gelo já nos diz tudo, R!
O ser humano castigou este planeta durante séculos, e a natureza tá cobrando a conta. Tomara que ainda dê tempo da gente pagar.
Bjooooooo!!!!!

reginaldo alves disse...

A questão do meio ambiente é mais séria do que se imagina. Trabalho no setor rural e já estamos sentido por demais a força do sol prejudicando o plantio de árvores, plantas e alimentos.

Postar um comentário

 
Credit: Templates Novo Blogger