Arquivo

O (in)eficiente Sistema de Cotas


Nessa época de divulgação dos resultados dos principais vestibulares do país, não poderia deixar de falar de um dos assuntos mais polêmicos quando se fala na educação brasileira, o Sistema de Cotas.
Àqueles que apoiam as cotas, defendem que estas são uma forma de inclusão e que é uma forma de diminuir a desigualdade socio-econômica no país, além de ser uma forma de revisionismo histórico. No entanto é notório que o sistema de cotas é uma forma de encobrir a deficiência da escola pública brasileira.
Realmente, este sistema tem dado mais oportunidades a alguns alunos, pois as universidades públicas, antes das cotas, eram uma utopia para estes, já que o ensino público brasileiro não dava (e continua não dando!) condições para que os estes venham a competir no vestibular com alunos de escolas particulares. Porém, quem são esses beneficiados?!
Apenas uma minoria é beneficiada desse sistema. Com conhecimento de causa, posso citar o que acontece na UFBa desde a criação do sistema de cotas: a maioria dos estudantes que entram na UFBa através das cotas são do Colégio Militar de Salvador ou do Cefet-Ba (atual IFBA), alunos estes que, digamos assim, não são, na sua maioria, vítimas de desigualdade social. E as verdadeiras vítimas como ficam?! Estes, como não tiveram direito a um ensino de qualidade, na melhor das hipóteses, vão para o mercado informal, pois é difícil conseguir emprego regular e mais ainda ser aprovado em concursos públicos.
Sem esquecer também, que o sistema de cotas é um desestímulo e um desrespeito aos alunos de colégio particular, principalmente àqueles de classe média, que não estão nas melhores escolas particulares, nem tem direito às cotas.
Não estou aqui, querendo dizer que O Sistema de Cotas é um completo equívoco, mas para que o objetivo dado a ele funcione é necessário que este seja paralelo a uma reforma no ensino público, principalmente no ensino fundamental que é a base da educação regular. Isso é algo que não está acontecendo, a situação das escolas públicas brasileiras é calamitosa e não vem melhorando muito, salvo raras exceções.
O problema, como disse no post anterior, é que no Brasil, as pessoas esquecem tudo muito fácil, no início houve protestos, reinvindicações, mas depois... amnésia. Não podemos simplesmente aceitar O Sistema de Cotas, e digo isso também aos alunos de escola pública. Não podem achar, que ele é um favor que o Estado está fazendo, pelo contrário, este sistema é mais uma forma de esconder o descaso com a educação pública no nosso país.


Até mais, R.
 
Credit: Templates Novo Blogger