Arquivo

Lágrimas, caos e esperança

É triste iniciar assim, mas não há como não escrever sobre o que aconteceu no Haiti, foi uma terrível demonstração da fúria da natureza e da fragilidade da vida humana.
O terremoto de cerca de 7 graus na escala Richter devastou o país e a Cruz Vermelha já estima mais de 50 mil mortos. Dentre eles é impossível deixar de destacar a brasileira Zilda Arns, médica pediatra, sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, cujos feitos humanitários são incontáveis, além dos 14 soldados brasileiros que estavam em missão de paz no Haiti e 4 que continuam desaparecidos.
Vários países já enviaram reforços para o local, mas a situação é desoladora. É importante ressaltar que desde antes do terremoto, o Haiti já era o país mais pobre das Américas e estava tentando se reerguer com a ajuda da ONU e de vários países, como o Brasil.
A reconstrução desse país necessitará do apoio mundial. Vários países e instituições financeiras já anunciaram doações, além do envio de alimentos, remédios, médicos, equipes de resgate. Talvez seja a maior mobilização internacional já vista, porém será necessário muito mais que isso para que o país consiga se reestabelecer.
Os jornalistas e voluntários que estão no país contam o quão é desesperador. Os sobreviventes tentam salvar parentes e amigos presos nos escombros, mas a fome e sede tomam conta do país, disseminando o caos. As pessoas vagam de um lado para o outro sem ter para onde ir. Apesar de tudo isso, cada sobrevivente agradece por estar vivo e há casos de verdadeiros milagres.
Espero que no fim a nação se reerga. Mas todos podem ajudar http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1445754-5602,00.html , neste link estão os números de contas correntes da Embaixada da República do Haiti, Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Movimento Viva Rio.


Até breve, R.
 
Credit: Templates Novo Blogger